A culinária peruana é conhecida mundialmente como uma das mais ricas do mundo. E muitos restaurantes no Peru são renomados, premiados e conhecidos por oferecerem experiências gastronômicas incríveis.
Com influências de muitos países, junto das técnicas de preparo dos povos tradicionais e da abundância de ingredientes frescos, como grãos, frutos do mar, frutas e vegetais, provenientes da biodiversidade local, a comida peruana é uma grande experiência.
Vai tirar férias e não sabe para onde ir? Que tal provar toda essa riqueza de sabores de perto? Para te ajudar nesse planejamento, a Natural One trouxe os restaurantes peruanos mais famosos por oferecerem um ótimo atendimento e pratos impecáveis.
Culinária peruana
Conhecido por sua gastronomia rica e tradicional, existem muitas comidas típicas do Peru que valem a pena provar. Esse país mistura influências de diversas nações na sua culinária, como espanhola, indígena, asiática e africana.
Além disso, devido à grande variedade de alimentos produzidos no país, o Peru é um lugar onde seus moradores costumam se alimentar bem, com técnicas tradicionais e mais saudáveis de preparo.
Ceviche
O ceviche é quase um cartão postal do Peru. Não tem como visitar o país e não experimentar essa iguaria, até porque ela é muito democrática e fácil de ser encontrada tanto em restaurantes premiados quanto em lanchonetes e barraquinhas de rua.
Misturando peixe fresco cortado em pedaços pequenos e marinados no limão com cebola roxa, pimenta, coentro e sal, o prato oferece uma combinação cítrica, picante e muito refrescante. Geralmente, é servido com milho crocante e batata-doce cozida.
Lomo saltado
Outro prato famoso da culinária do Peru é o Lomo Saltado. Ele representa uma fusão de influências chinesas e peruanas, visto que foi originado nos bares que os primeiros imigrantes chineses inauguraram em Lima. É um prato com técnicas de preparo chinesas, mas com ingredientes peruanos.
O nome “saltado” vem da técnica de salteamento dos alimentos. Geralmente, acompanha arroz branco e batatas fritas. Além da carne, essa receita leva shoyu, pimentões, cebolas e tomates. Em alguns estabelecimentos, também é comum acrescentar a famosa “ají amarillo” — pimenta amarela originada no Peru.
Pisco sour
O Pisco Sour é a caipirinha do Peru. É a bebida mais famosa do país e facilmente encontrada em todos os restaurantes. Ela é apreciada em qualquer ocasião, lugar ou celebração.
A bebida principal usada neste drink é o Pisco, uma aguardente de uva destilada, que, misturada com clara de ovo, suco de limão e açúcar ou xarope, e servida em um copo baixo com algumas gotas de angostura (bitter) no topo, transforma-se no coquetel nacional.
Chicha Morada
A Chicha Morada é uma clássica bebida peruana encontrada em restaurantes, lanchonetes e também muito popular em barracas de rua. Ela é produzida com milho-roxo (“morado” em espanhol) e cozido com especiarias como cravo e canela, e frutas como abacaxi, maçã e suco de limão.
É uma bebida muito importante na cultura latino-americana devido ao uso do milho, que era considerado uma planta sagrada. A Chicha é consumida há milênios e oferecida aos deuses e ancestrais em festas populares.
Outra bebida não alcoólica muito consumida no Peru é o suco de laranja fresco. É comum em diversos países, mas lá o suco é ainda mais saboroso devido às laranjas de alta qualidade, cultivadas em clima e solo apropriados.
Onde comer no Peru
A variedade culinária é enorme, e as opções de bons restaurantes no Peru também! Por isso, trouxemos 4 lugares que são parada obrigatória na sua próxima viagem ao país.
Central
O Central é um restaurante peruano renomado. Com uma abordagem inovadora da culinária peruana, o chef Virgilio Martínez usa ingredientes exóticos e frescos de diversas localidades e altitudes, oferecendo experiências únicas.
Localizado no bairro de Barranco, na capital Lima, o restaurante é bastante procurado. A reserva deve ser feita com antecedência, e o menu degustação varia entre 8 e 17 etapas.
Maido
Você sabe o que é culinária Nikkei? É a culinária que combina a cozinha japonesa com a gastronomia do Peru. Ela transforma os tradicionais pratos peruanos adicionando técnicas e elementos japoneses.
O Maido é considerado o melhor restaurante Nikkei de Lima e um dos melhores do mundo! Você pode pedir pratos à la carte ou o famoso menu degustação. Ele está localizado no bairro de Miraflores e é comandado pelo chef Mitsuharu Tsumura, apelidado de Micha.
Astrid y Gastón Casa Moreyra
Se você está em busca de onde comer no Peru, precisa conhecer o Astrid y Gastón. Fundado em 1994 por Gastón Acurio e Astrid Gutsche, o restaurante é um dos mais famosos do Peru. Usando técnicas contemporâneas com os ingredientes tradicionais do país, esse restaurante é supercriativo e sofisticado.
É localizado em uma mansão histórica no bairro de Miraflores, em Lima, onde os clientes podem aproveitar uma grande variedade de pratos saborosos com um ótimo atendimento em um ambiente muito especial.
La Mar Cebicheria
Quando falamos de restaurantes no Peru, não podemos nos esquecer das cevicherias. O La Mar, por exemplo, é uma ótima pedida. Comandado pelo mesmo chef do Astrid y Gastón, Gastón Acurio, o restaurante oferece diversos tipos de ceviche, além de outras opções de frutos do mar.
Situado na Avenida La Mar, em Lima, lá, você encontra ceviches usando ingredientes locais e técnicas tradicionais de preparo. Há peixes e pratos variados, como ceviche Nikkei e os tiraditos.
Alimentação de qualidade é sempre prioridade
Agora que você já conhece ótimos restaurantes no Peru, que oferecem alimentos frescos e se preocupam com a qualidade dos pratos, faça sua viagem sem preocupações e aproveite ao máximo as experiências gastronômicas únicas que esses lugares têm a oferecer!